VW KOMBI ou KIA BESTA - Comparando as melhores vans baratinhas pra construir seu MOTORHOME

As Kombihomes estão em alta, mas será que são a única opção de van barata para fazer motorhome?

Compramos uma Kia Besta para fazer um motorhome, mas a Besta não era a nossa primeira opção: assim como muitos aventureiros começamos a procurando pela Kombi.

Preparamos um comparativo, respondendo as principais perguntas sobre os dois carros e comparamos preço, índice de desvalorização, mecânica, economia de combustível, espaço, documentação e conforto.

Mas entendemos que cada um tem sua necessidade e gostamos dos dois carros, aí vai de cada um, ok? 😄

É bom deixar claro que a ideia do comparativo não é declarar um melhor que o outro, apenas pontuar o que nos fez optar pela Besta, dada as condições no momento da nossa compra: o que tinha disponível no mercado, o que era importante pra gente e o NOSSO orçamento, porque pode ajudar alguém que também esteja com dúvidas a clarear as ideias na hora de tomar uma decisão e ampliar os horizontes!

Primeiro quesito na comparação é:

  • Preço

Como todo mundo sabe, a Kombi é uma das melhores opções e um dos carros mais baratos para se fazer uma casinha.

É possível achar os modelos mais antigos por preços como R$ 7000, podendo passar facilmente dos R$ 50.000, dependendo do estado de conservação.

Quando começamos a pesquisar pela Kombi, com motor boxer a ar injetada, que era a opção viável em nosso orçamento, os preços variavam dos R$ 10 mil a R$ 15 mil, mas com o tempo ficou difícil encontrar uma em bom estado por esse valor. Elas começaram a passar dos R$ 18 mil, o que pra gente já ficava no limite do orçamento.

Isso sem falar das Kombis flex que são excelentes opções, mas difíceis de encontrar abaixo dos R$ 22 mil.

Temos até a impressão que todo mundo resolveu fazer um motorhome em uma Kombi ao mesmo tempo, o que fez com que os preços disparassem.

A Kia Besta não sofreu essa grande valorização no mercado, pois ainda é um carro pouco procurado, então é possível achar por preços que variam dos R$ 15 mil aos R$ 25 mil, dependendo também do estado de conservação do carro.

Nesse quesito então vamos considerar um empate técnico sendo que o preço dos dois carros são bastante semelhantes de acordo com o estado de conservação.

>>> Ponto para os dois!


  • Desvalorização

O que é um ponto negativo no momento de compra da Kombi, se torna um ponto positivo no momento de venda. As Kombis se bem cuidadas só se valorizam com o tempo, independente se ela for uma Kombi home ou uma Kombi original em bom estado de conservação. 

Esse aspecto se dá com as Kombis, porque ela é um considerado um clássico a nível mundial e não é raro ver relatos de gente da Europa e dos Estados Unidos, que vieram para o Brasil comprar modelos para levar para fora, para colocar em exposição ou apenas para revender por uma nota.

A Besta por sua vez ela também não sofre com desvalorização no mercado. Ela já é um carro antigo e já se desvalorizou o que tinha que desvalorizar. Porém, ela também é um carro pouco desejado e não ganha valor.

Nesse quesito, a Besta mantem os preços e a Kombi, se bem mantida, se valoriza muito com o tempo.

>>> Ponto para a Kombi!


  • Mecânica

Essa categoria nós vamos dividir em duas: confiabilidade mecânica e facilidade de encontrar peças.

Falando em Kombi, o motor boxer a ar tradicional é famoso por conseguir se arrumar com um arame e chiclete. Além disso, as peças para esse motor são encontradas facilmente em qualquer padaria.

Por outro lado, a mecânica a ar é um projeto bastante antigo e normalmente esses carros já trabalharam bastante e apresentam desgaste intenso, com risco de incêndio inclusive.

Vale lembrar que esse problema pode ser facilmente resolvido trocando algumas mangueiras de lugar.

O motor das Kombis flex, por sua vez, é o ea111, motor de Fox, um motor muito bom da VW, mas que muitas vezes apresenta desgaste precoce dos tuchos e válvulas.

Já a Besta, com motor J2 K2700 tem fama de ser difícil de encontrar peças, mas esse motor ganhou sobrevida no caminhãozinho Kia Bongo, que durou até 2012.

Diversas peças desse motor também foram compartilhadas e modelos da Hyundai e Mitsubishi, como por exemplo a L200, e os Hyundai H100 e o caminhão HR, e alguns outros carros. Além disso os motores a diesel são produzidos para durarem centenas de milhares de quilômetros, alguns passam do milhão de kms.

Para fechar essa categoria de mecânica vamos dar um ponto para cada carro: para Kia pelo motivo do seu motor ser bastante duradouro e confiável e para Kombi pela facilidade de manutenção e de se encontrar peças.

>>> Ponto para os dois!


  • Economia

Ambos os carros, como a gente viu anteriormente, tem preço de aquisição semelhantes, levando em conta a Kombi do motor boxer, mas para esse quesito vamos falar de todos os modelos. 

A Kombi do motor tradicional a ar tem fama de beber bastante gasolina, e isso todo mundo sabe, não é segredo. Donos desse modelo comentam que a faixa de consumo fica na casa dos 8, 9 às vezes até 10 KM por litro de gasolina. O modelo a álcool é muito abaixo disso.

A Kombi flex, por sua vez, tem consumo que gira na faixa dos 10 a 11 Km por litro de gasolina, segundo os dados do site Carros na Web.

Já a Besta, na cidade a gente sabe que faz em média 11 a 12 km por litro, com base nas nossas medições, podendo chegar até os 16 km por litro na rodovia, segundo Carros na Web e relatos de outros donos.

Além disso, o diesel é um combustível muito mais barato do que a gasolina: na nossa região o preço está na faixa dos R$ 4,70 a R$ 4,80 e o preço da gasolina tá na faixa dos R$ 5,70 por litro.

Isso faz com que o custo por km rodado na Kia Besta seja muito menor o que é um motivo excelente para quem pretende comprar o carro com a finalidade de viagem.

>>> Ponto para a Kia Besta!


  • Espaço

A Besta foi produzida em 2 tamanhos, 12 e 16 lugares, mas vamos comparar apenas a de 12 lugares que é a que mais se assemelha a Kombi.

As medidas externas dos dois carros são bastante parecidas, se você colocar um do lado do outro dá pra ver isso.

A grande diferença, especialmente para quem quer construir um motorhome, vem no espaço interno.

A Kombi tem o motor tradicionalmente instalado na parte de trás do carro, o que gera um desnível no assoalho e tira uma boa parte do espaço. 


A Besta tem o assoalho completamente plano, porque o motor é instalado embaixo dos bancos do motorista e passageiro.  

Isso é muito positivo para quem quer construir um motorhome pois dá mais opções de layout, fugindo daquele tradicional "Kombihome", com cama rock and roll bed.    

>>> Então... Ponto para a Besta!

  • Documentação

Aqui não tem nem o que discutir se você NÃO tem habilitação de categoria D, é melhor ir de Kombi.

A Kombi é um carro considerado veículo de uso misto, ou seja, você pode transportar cargas e até 9 passageiros de acordo com a versão - Standart ou furgão.

Isso faz com que habilitação necessária para dirigir seja a categoria B, a categoria comum de carros de passeio.

A Besta consta no documento como micro-ônibus, veículo para passageiros, porque ela possui 12 ou 16 lugares, exigindo a habilitação de categoria D.

Claro, isso falando de modo geral, porque existiram versões da Kombi para 12 passageiros que exigiam habilitação D, as famosas "Kombi lotação", assim como existiram modelos da Kia Besta para 8 ou 9 ocupantes, permitida dirigir com habilitação B.

Mas essas são exceções: de maneira geral você pode dirigir a Kombi com habilitação B, e para dirigir a Besta você precisa da habilitação categoria D, tanto para bestinha ou bestão.

Isso falando dos veículos em estado original, se a ideia for transformar em motorhome, e mudar a documentação para "motor casa", aí é possível alterar a documentação do veículo para a categoria B, depois dos trâmites exigidos pelo Detran e Inmetro.

No nosso caso, a nossa bestinha é um veículo de categoria D e a gente pretende mudar para categoria B quando for feita a transformação nela. Constará no documento como motor casa, e esse é um processo que vocês vão poder acompanhar por aqui quando for a hora.

>>> Ponto para Kombi!


  • Conforto

Aqui é indiscutível, ponto para Kia Besta!

Durante a nossa pesquisa, tivemos a possibilidade de dirigir os dois carros e dá para afirmar com certeza que são universos completamente diferentes. 

Nesse quesito fica muito visível a diferença de idade entre os dois projetos: um de meados dos anos 60 e outro dos anos 2000.

Por mais que a Kombi tenha sido fabricada no Brasil com algumas pequenas alterações até 2013 - em sua última edição, o projeto e a plataforma são a T2, de meados dos anos 60, e isso se reflete na dirigibilidade do veículo e no conforto.

Folga no volante, câmbio impreciso e de difícil engate são algumas das características do modelo. 

Em compensação a Besta se assemelha muito a um carro de passeio da sua época, com direção hidráulica ar-condicionado e câmbio de engate curto e preciso.

Contudo, vale lembrar que a Kombi continua sendo produzida e atualizada nos países europeus com o nome de Transporter e lá existiram diversas gerações depois da T2, sendo o último modelo agora a T6.1, lançada no ano de 2021, com motorização híbrida.

>>> Ponto para a Besta,

 o que leva a seguinte pontuação:

  • Conclusão:

Kombi 4

Besta 5

A ideia desse comparativo não é apontar qual carro é o melhor, mas sim ilustrar porque escolhemos a Besta e mostrar vantagens/desvantagens de cada um dos dois veículos, para que cada um decida o que é importante e o que vai pesar para cada um.

No nosso caso, as prioridades eram, além da mecânica, consumo de combustível (custo por quilômetro) e conforto na hora de dirigir.

Mas o que vale sempre é você escolher um veículo que você goste e que atenda às suas necessidades, seja para uso diário ou para uma transformação em motorhome.

Compartilha aí nos comentários os quesitos que vocês mais consideram importantes na escolha de um carro!

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tour pelo projeto 3D do motorhome artesanal na Kia Besta - detalhes e vídeo!

MENOS DE R$ 150! Fizemos o BAGAGEIRO DO TETO GASTANDO POUCO! Motorhome Artesanal