Qual é o melhor material para isolamento térmico no motorhome?

A fase do isolamento térmico é bem importante na construção do motorhome, já que o carro é simplesmente uma lata e dependendo da temperatura externa, pode inviabilizar o projeto de viver na estrada: em dias de calor pode se transformar em um forno, e em dias de frio, uma geladeira.

A lataria de um carro pode ser um condutor tanto de calor, quanto de frio.

Primeiramente, é importante saber que a transferência de calor acontece de três formas: por radiação, convecção e condução.

Pela radiação, o calor é transferido pelo ambiente, através dos raios de sol. Dentro do motorhome, a radiação entra pelas janelas, e é por isso que vemos em muitos carros uma manta aluminizada na janela, que serve para refletir os raios do sol, desviando o calor da radiação e deixando dentro do motorhome mais fresco.

Convecção é a forma como o calor fará a troca de ar entre o ambiente externo e o seu motorhome. Para fazer o controle dessa troca de temperatura e garantir um ambiente interno mais fresco em dias de calor, é necessário instalar um sistema de ventilação. Para os dias frios, um isolamento térmico mais espesso no teto também pode ajudar a manter o calor dentro do carro.

Por condução, o calor é transferido através de superfícies sólidas. É aqui onde o isolamento térmico trabalhará: quanto mais eficiente for o material isolante, menor será a troca de temperaturas com o ambiente externo. De forma prática, isso acontece na lataria do motorhome, onde o sol deixará o metal quente, transferindo o calor para dentro, e em dias frios acontece o inverso - o frio passa para dentro do carro. 

Agora que sabemos como as trocas de temperaturas acontecem entre ambientes, vamos às opções de materiais isolantes mais populares no mercado brasileiro.

Em nosso último vídeo citamos o 3TC, lã de rocha e isopor, que eram as opções que estávamos considerando, como vocês podem conferir:


A verdade é que existem ainda mais materiais e vamos compartilhar as informações dos principais isolamentos térmicos disponíveis no mercado:

3TC: O 3TC é um produto de uma marca que une duas folhas de alumínio com poliestireno expandido – EPS, o famoso isopor. Esse material pode ser interessante pela praticidade, mas o custo é bem alto para o fator R - unidade que mede a resistência do material à transferência de calor.

Lã de vidro: Ela tem um fator R bastante baixo e é um material tóxico, o que significa que na hora da aplicação, se a pele não estiver bem protegida, ela vai coçar; pode fazer mal às vias aéreas também, sendo necessário uso de máscara. Não vale o risco, já que esse material também absorve bastante umidade, causando mofo e podendo se desfazer com o tempo, um perigo para um material tão tóxico.

Lã de rocha: feito de pedra reciclada em fibras finas, não é inflamável e tem um fator R mais alto do que a de vidro; um pouco mais rígida, acaba sendo mais durável também. Só que assim como a lã de vidro, a lá de rocha é tóxica, sendo necessário um cuidado maior na hora da aplicação, usando roupas de manga longa, óculos e máscara.

Placa de poliestireno expandido – EPS (ou isopor): não é tóxico, é fácil de trabalhar e costuma ser bem barato, mas tem seus pontos negativos. O isopor é inflamável e possui lacunas de ar que permitem entrada de umidade, se degradando com o tempo, especialmente quando exposto às vibrações do carro. 

Poliestireno Extrudido (XPS): É um tipo de placa bem rígida, ainda não muito comum no Brasil  Pode ser confundido com isopor e é fácil de instalar também, mas se diferencia pela sua estrutura mais homogênea, que o torna impermeável. Porém, assim como o isopor, ele é inflamável, mas possui um fator de resistência muito superior, tendo inclusive alta resistência à compressão, sendo o mais indicado para colocar no piso do motorhome.

☑ Espuma de Poliuretano: tem o maior fator R, forma uma barreira de espuma homogênea e impermeável, sem falar que também funciona como isolante acústico. O problema é que para realizar o isolamento completo no carro, é necessário um equipamento específico e mão de obra qualificada, o que encarece bastante. Esse tipo de uso é geralmente feito por indústrias, ainda bastante incomum na construção civil. 

Afinal, qual é o melhor material isolante?

A verdade é que cada aventureiro terá seu orçamento, possibilidades e prioridades. O importante é não pular a fase de isolamento térmico do motorhome, pois isso afetará muito a qualidade de vida na estrada.

Por aqui optamos pelo o que consideramos o melhor custo benefício. A lã de rocha tem um fator de resistência muito bom, não é inflamável e, procurando pela internet não havia uma diferença de preço muito significativa para o isopor, que é o material isolante mais barato.

Então, por ser um material tóxico, nos protegemos bem e colocamos a mão na massa, assim como vocês puderam ver no vídeo que deixamos lá em cima.

Diga aí nos comentários por quais materiais optaram, se descobriram algum que não está em nossa lista... Bora trocar informações!


Comentários

  1. Coça pra caramba pra trabalhar! Mas com certeza funciona muito bem e tem o melhor custo-benefício! 🥵🥶

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